BLOG

Investimento em imóveis: vantagens e fatores para ficar atento

O investimento em imóveis é uma opção que, em geral, oferece grande potencial de rentabilidade e baixos riscos. Além de levar em conta as vantagens desse tipo de operação, é fundamental ponderar alguns fatores cruciais para o sucesso do seu investimento. De forma resumida, a Astir apresenta os principais pontos que você deve observar na hora de investir em um imóvel.

Principais vantagens

Segurança patrimonial: Enquanto no mercado de renda variável você fica entre arriscar pouco e ganhar pouco, ou arriscar muito e torcer para lucrar muito, no mercado imobiliário o cenário é bem mais sólido. Ainda que haja períodos de desaquecimento do mercado e o preço dos imóveis caiam um pouco, é muito raro que seu imóvel passe a valer menos do valor que você pagou por ele. E quando disponibilizado para aluguel, os locatários contam com garantias em relação aos inquilinos, normalmente firmadas em contrato através das imobiliárias. Valorização: você pode garantir um rendimento constante ao alugar o imóvel e, ao vendê-lo em um momento favorável, garantir um excelente retorno sobre o valor investido. Quanto mais bem localizado, maior o potencial de valorização. Vale lembrar também outra vantagem: os imóveis acompanham os valores da inflação, com reajustes anuais na cobrança do aluguel. Diversificação de investimentos: a compra de um imóvel é também uma excelente maneira de diversificar seu portfólio de investimentos – uma prática altamente recomendada por especialistas financeiros. A estabilidade do patrimônio físico somada ao potencial de valorização do imóvel são elementos que tornam sua carteira de investimentos mais robusta e completa. Queda na taxa de juros: De um lado, juros mais baixos estimulam o investimento, aumentam a demanda e o consumo. Por outro lado, aplicações como renda fixa remuneram menos. O imóvel continua sendo um destino rentável e seguro para seu dinheiro. Novos tipos de imóveis: Existem diversas configurações que fazem parte da realidade contemporânea no mercado imobiliário. Novas tendências, como o coliving e o coworking — compartilhamento de um mesmo espaço para diferentes pessoas morarem ou trabalharem — é uma das possibilidades que você pode cogitar ao comprar uma propriedade. Cenário favorável para o futuro próximo: O Brasil vem se recuperando de uma das piores crises econômicas de sua história. Em 2015, a taxa de juros básico passava dos 14% ao ano. Recentemente, a taxa foi reduzida para 6% a.a., criando condições favoráveis para a oferta de crédito imobiliário e de um maior número de pessoas dispostas a comprar imóveis. A inflação também encontra-se estabilizada em torno de 4% a.a.. Neste panorama menos turbulento, a demanda por imóveis crescerá, e a tendência é que os preços subam, pela lei da oferta e procura.

Alguns fatores que merecem atenção na hora de comprar um imóvel para investir:

Localização: é importante buscar imóveis em regiões da cidade que estejam crescendo. Bairros que tenham serviços para os moradores (como supermercados, lojas, hospitais, shoppings, etc.) estão em constante valorização. Além disso, caso a intenção seja de investimento para locação futura, a localização se torna um fator extremamente relevante na hora de decidir qual imóvel comprar. Condições do imóvel e condomínio: busque sempre analisar o estado de conservação do imóvel que deseja comprar. A necessidade de obras aumentam o investimento no bem. Outro ponto é verificar a saúde financeira do condomínio. Por isto, imóveis novos, em empreendimentos recém entregues ou em construção, são ótimas oportunidades. Comprar na planta: a decisão de comprar um imóvel na planta é o melhor investimento de negócio imobiliário frente ao retorno que oportuniza. Neste momento, a incorporadora oferta descontos bem atrativos, que podem ser maiores ou menores, dependendo da taxa de juros que ela trabalha. Claro que para este tipo de investimento, saber da qualidade e solidez da construtora é um requisito fundamental.  Sustentabilidade: Empreendimentos projetados levando em consideração a sustentabilidade, além de preservar o meio-ambiente, geram redução no valor de suas cotas condominiais. Fontes de energia renovável com a utilização de painéis solares para o aquecimento de água, por exemplo, geram grande economia para o condomínio.  Arquitetura pode valorizar o imóvel: Investir em um imóvel que tenha a arquitetura e o design como um de seus diferenciais trará um ativo escasso e único na região e influenciará positivamente em sua valorização.  É por todas as razões acima que este se torna o momento ideal para o investimento em imóveis. A Astir possui empreendimentos ideais para você investir. Em nosso site, você pode conhecer, por exemplo, o Switch - na Av. Independência esquina com Fernandes Vieira, e o  Studio CB, na Av. Loureiro da Silva, esquina com a Lima e Silva.