Dicas para Começar 2018 Organizado

28 de dezembro de 2017

Assim como a vida ao seu redor, sua casa também merece cuidados. A energia de dentro do lar pulsa, e interfere diretamente no seu bem-estar. Ou seja, manter um ambiente harmônico tornará os seus dias mais leves.

Se você chegar em casa e encontrar bagunça, móveis danificados, papéis espalhados e tropeçar em cada canto por onde passa, pare. É um alerta: você está precisando se organizar.

Por isso, nesta véspera de ano novo, conversamos com a personal organizer, Fernanda Knijnik, que no final de 2016 resolveu deixar a publicidade em stand by para se dedicar ao sonho de abrir a FK Consultoria em Organização. Hoje a Fernanda é especialista no assunto, e atua desde a organização da casa, no geral, até documentação, mudanças e consultorias para funcionárias, beneficiando o tempo e a rotina da casa ou do escritório.

A primeira orientação da personal é se desprender de objetos e documentos que não têm mais utilidade. Se você não usou por um ou dois anos, provavelmente não utilizará mais. Segundo Fernanda, “as pessoas se apegam a caixinhas, ao lacinho do presente, ao que não vai levar a nada, além de juntar pó e pesar o ambiente. Muitas vezes são coisas que a gente não tem onde guardar e acaba atrapalhando o espaço. Então, a minha sugestão para começar o ano, e manter o ano, é se desapegar sem pena ou medo”.

A consultora sugere marcar um dia no ano, grifado no calendário, para realizar esta tarefa, afinal, “assim como precisamos pagar as contas e cumprir prazos, é indispensável revisar e limpar as gavetas”. Conforme a organizer citou, “muitas pessoas têm dificuldade com isso e por precisar de um incentivo ou apoio, contratam o meu serviço”.

Vamos compartilhar algumas dicas que você mesmo pode utilizar em casa. Confira abaixo as técnicas sugeridas pela Fernanda, para que você comece 2018 mais leve, com a cozinha e a área de serviços em dia:

Etiquetar

Dicas de Organização

A principal dica da personal organizer é etiquetar. Inclusive, para quem se interessar, existem modelos de etiquetadoras portáteis, super práticas e que você pode utilizar para organizar todas as partes da casa, desde objetos, potes, gavetas etc. Abaixo você encontra algumas dessas sugestões.

Cozinha

Dicas de Organização

Dispensa

Muitas pessoas têm o hábito de abrir sacos de condimentos e depois fechar com prendedor ou clipes. Esse não é o modo mais indicado segundo Fernanda, por vários motivos, “como entrar bichinhos e diminuir a vida útil do alimento”.

Após abertos, os produtos ficam válidos por 30 dias e não mais pela data indicada na embalagem. Por isso, é importante transferir os condimentos para potes herméticos, e etiquetar com o nome do produto e data de validade atualizada.

Potes

Há vários modelos diferentes no mercado. Opte pelos herméticos, que conservam melhor os alimentos. Na hora de guardar os potes limpos e vazios nas gavetas, coloque-os um dentro do outro e as tampas empilhadas embaixo ou ao lado. Guardá-los fechados resulta em cheiro forte e reduz o seu tempo de uso.

Outra dica interessante é separá-los por tipo de alimentos que armazenam, ou seja, alguns para molhos avermelhados, outros para comidas salgadas e aqueles só para doces. Vale, também, a sugestão de optar por potes de vidro, que apesar de mais caros, duram mais e são mais higiênicos.

Geladeira

A primeira dica é “não guardar ovos na porta da geladeira, pois balança muito e a temperatura neste local é mais instável”. O que precisa ser mais refrigerado, como os frios e os ovos, devem ficar na parte superior do eletrodoméstico, área que perde menos calor.

Existem, também, bandejas específicas de acrílico para colocar na geladeira, onde você já separa produtos para do café da manhã, por exemplo. “Essa é uma dica prática para o dia a dia e funciona super bem”, afirma Fernanda. Você encontra produtos como esse, e de outros estilos, na Casa + Prat-k.

Lavanderia

Dicas de Organização

Cestos

Estes são utensílios essenciais para se organizar, e possuem diferentes tamanhos e cores. Etiquete os cestos e separe-os por especificidades. É uma dica simples tanto para poupar tempo na busca pelo produto, quanto para manter o espaço em ordem. Portanto, liste as diferentes áreas existentes em sua casa e selecione produtos para o banheiro, roupas, piso, vidros, etc. É uma atitude prática e muito útil para o dia a dia.

Panos

Muitas vezes a gente chega em casa e precisa de pano. Então, para evitar dor de cabeça e ganhar tempo, procure nunca deixar os mesmos dentro dos baldes. Após utilizados, sempre deixe-os limpos e pendure-os para que possam ser utilizados quando você precisar.

Roupas

Dicas de Organização

Os cestos são muito úteis em várias partes da casa. Eles também podem, e devem, auxiliar na separação das roupas. Portanto, invista em cestos maiores e divida-os para peças coloridas, brancas, íntimas, toalhas e lençóis, roupas que precisam ser lavadas a mão e ainda peças limpas, prontas para passar. Deixe sua lavanderia em ordem.

*Dica importante: Fique atento quando houver bebês ou pessoas alérgicas a produtos específicos em casa. Nesta ocasião, é imprescindível a separação correta das roupas, para que não sejam misturadas com as dos demais moradores. Identifique um cesto próprio para eles, bem como os produtos que devem ser utilizados. Essas regrinhas são fundamentais para o bem-estar de cada um.

Baldes

A dica, neste caso, é comprar baldes de cores diferentes, e separá-los por especificidades. Panos de chão, panos de prato, roupas e limpeza do chão são algumas delas. Uma opção super válida aqui são os baldes de silicone, pois são flexíveis e mais fáceis de guardar. Evite baldes transparentes, pois amarelam e dão um efeito de sujeira. E para finalizar, após o uso, sempre mantenha-os limpos.

Agora você já pode se organizar para colocar essas dicas em prática e começar 2018 com os ambientes em dia. Comece fazendo uma limpa em sua casa, mantendo só o essencial. “Se eu puder dar um conselho para as pessoas começarem o ano mais leve, é aproveitar o momento que nos preocupamos em tomar banho de sal grosso, pular ondas, etc, para também praticar o desapego do que acumulamos e não usamos, coisas que só ocupam espaço e não nos ajudam em nada. Deixe a bagunça de lado e comece o ano novo renovado. Se organizar é ganhar tempo”, reforçou Fernanda.

Em 2018 a gente volta para trazer mais dicas e novidades, que ajudem você a manter a casa organizada o ano todo!

*Se interessou pelos serviços da FK Consultoria em Organização? Entre em contato através do telefone (51) 99858-8545, pelo email fkconsultoriaemorganizacao@gmail.com ou pelo seu perfil nas redes sociais do Facebook e Instagram.